quinta-feira, 1 de março de 2012

Finlândia

FinlândiaFinlândia

Ano de adesão à União Europeia: 1995
Sistema político: República
Capital: Helsínquia
Superfície total: 338 000 km²
População: 5,3 milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça uma das línguas oficiais da UE faladas no país: finlandês , sueco
FinlândiaDetalhes do mapa - clicar no mapa
A Finlândia, um país de florestas e lagos, é provavelmente mais conhecida pela sua beleza natural, bem preservada. No extremo setentrional do país, no Verão, o sol não se põe durante quase dez semanas, são as chamadas "noites brancas". Por sua vez, durante o Inverno, passam-se quase oito semanas sem que o sol se vislumbre no horizonte.
Devido ao facto de a Finlândia ter feito parte da Suécia durante sete séculos (do século XII até 1809), cerca de 6% da população fala sueco. A Finlândia tornou-se independente após a Revolução Russa de 1917, ano em que foi instaurada a República. O Parlamento finlandês, unicameral, é constituído por 200 deputados eleitos por um mandato de quatro anos.
A economia finlandesa é moderna e competitiva, sendo o país líder mundial no sector das telecomunicações. As suas principais exportações incluem, para além de produtos do sector das telecomunicações, produtos do sector da metalomecânica, papel, pasta de papel e madeira, artefactos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.
A beleza dos territórios longínquos do norte deste país inspirou muitos artistas, nomeadamente o compositor Jean Sibelius e o arquitecto Alvar Aalto. A Finlândia é também o país de vários desportistas de renome, como é o caso dos corredores de Fórmula 1 Mika Häkkinen e Kimi Räikkönen.
A cozinha finlandesa foi influenciada pelas tradições culinárias europeia, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente salmão) e de carne de rena. Vale a pena provar o karjalanpiirakka (um pastel à base de batata ou arroz), e o kalakukko (espécie de empada de peixe com pedaços de toucinho).

Estónia

EstóniaEstónia

Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Tallin
Superfície total: 45 000 km²
População: 1,3 milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça a língua oficial da UE falada no país: estónio
EstóniaDetalhes do mapa - clicar no mapa
A Estónia, o mais setentrional dos países bálticos, tornou-se independente da União Soviética em 1991. Trata-se de um país essencialmente plano, situado na costa oriental do Mar Báltico, com numerosos lagos e ilhas. Grande parte do território é constituída por terras agrícolas e por florestas.
A língua estónia tem grandes afinidades com o finlandês, mas nenhuma com as línguas dos restantes países bálticos (a Letónia e a Lituânia) nem com o russo. Cerca de um quarto da população da Estónia é de origem russófona.
A capital, Tallin, é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. O turismo representa 15% do PIB da Estónia. Os principais sectores da economia são a engenharia, os produtos alimentares, a metalurgia, o sector químico e os produtos derivados da madeira.
A cozinha estónia foi influenciada pelos vários povos – como o dinamarquês, o alemão, o sueco, o polaco e o russo – que dominaram a região. Entre os pratos tradicionais mais apreciados figuram as enguias marinadas, os enchidos de sangue e o cozido de chucrute com carne de porco.
Entre os estónios famosos destacam-se o escritor Jaan Kross, cuja obra está traduzida, pelo menos, em 20 línguas, o autor da epopeia nacional (Kalevipoeg), Friedrich Reinhold Kreutzwald, e o escritor, realizador cinematográfico, diplomata e político Lennart Meri.

Dinamarca

DinamarcaDinamarca

Ano de adesão à União Europeia: 1973
Sistema político: Monarquia constitucional
Capital: Copenhaga
Superfície total: 43 094 km²
População: 5,5 milhões de habitantes
Moeda: coroa dinamarquesa
Oiça a língua oficial da UE falada no país: dinamarquês
DinamarcaDetalhes do mapa - clicar no mapa
O território da Dinamarca é constituído pela península da Jutlândia (Jylland) e cerca de 400 ilhas, 82 das quais são habitadas, sendo Funen (Fyn) e a Zelândia (Sjælland) as maiores.
A Dinamarca possui um importante sector piscatório e uma considerável frota de marinha mercante. As principais áreas da actividade da indústria transformadora são os sectores alimentar, químico, de maquinaria, da metalurgia, dos equipamentos electrónico e de transporte, da cerveja, do papel e da madeira. O turismo é também uma importante actividade económica do país.
Do século VIII ao século XI, os dinamarqueses, juntamente com os noruegueses e os suecos (os Vikings), fizeram incursões, colonizaram e comerciaram nos quatro cantos da Europa. Actualmente, os dinamarqueses orgulham-se de viver num Estado que assegura uma sólida protecção social a todos os seus cidadãos.
A Dinamarca é uma monarquia constitucional regida por uma Constituição que data de 1953. O Parlamento unicameral, ou Folketing , é composto por 179 deputados eleitos.
Entre os dinamarqueses mais célebres contam-se o famoso escritor de contos infantis Hans Christian Andersen, a escritora Karen Blixen e o designer Arne Jacobsen. O cinema dinamarquês ganhou fama internacional graças em especial ao realizador de cinema experimental Lars von Trier.
Entre as especialidades culinárias, refira-se, por exemplo, smørrebrød (uma espécie de canapés), as batatas cozidas ou caramelizadas, a couve-rouxa cozida e o porco ou pato assados.

República Checa

República ChecaRepública Checa

Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Praga
Superfície total: 78 866 km²
População: 10,5 milhões de habitantes
Moeda: coroa checa
Oiça a língua oficial da UE falada no país: checo
República ChecaDetalhes do mapa - clicar no mapa
A República Checa acedeu à independência em Janeiro de 1993 após a cisão da Checoslováquia em duas Repúblicas independentes. Antes da Segunda Guerra Mundial, a Checoslováquia era um dos dez países mais industrializados do mundo e o único país da Europa Central que continuou a ser uma democracia até 1938.
A capital checa, Praga, é uma cidade milenar de grande riqueza arquitectónica, marcada por diferentes estilos ao longo da história, sendo, por esta razão, escolhida por muitos cineastas para aí rodarem os seus filmes.
A indústria transformadora continua a ser uma importante actividade económica, concentrando-se a produção principalmente nos sectores automóvel, de maquinaria e metalo-mecânica. O sector da siderurgia (ferro e aço) é muito importante na Morávia, na região oriental do país. No sector agrícola, o milho, a beterraba sacarina, a batata, o trigo, o centeio e a cevada são as culturas predominantes.
Cerca de 95% do território da República Checa é montanhoso, sendo um espaço ideal para praticar esqui ou BTT ou fazer grandes caminhadas. Nas suas inúmeras florestas vivem ursos selvagens e raposas.
A República Checa produz vários tipos de cerveja de renome mundial, nomeadamente pilsner. É produzido vinho nas regiões meridionais da Morávia e na região da Boémia. O país produz também bastante água mineral graças às suas mais de 900 fontes naturais (um verdadeiro recorde). Entre os pratos tradicionais, destacam-se os knedlíky , que são uma espécie de bolas feitas com batatas ou pão.
Entre os checos mais famosos encontram-se o artista "Arte Nova" Alfons Mucha, os compositores Antonin Dvořák e Bedřich Smetana, os escritores Franz Kafka e Milan Kundera e o maratonista Emil Zátopek.

Chipre

ChipreChipre

Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Nicósia
Superfície total: 9 250 km²
População: 800 000 habitantes
Moeda: euro
Oiça uma das línguas oficiais da UE faladas no país: grego
ChipreDetalhes do mapa - clicar no mapa
Chipre é a maior ilha do Mediterrâneo Oriental, estando situada a sul da Turquia. As duas principais regiões montanhosas (Carpas a norte e Trogodos na parte central e a sudoeste da ilha) estão separadas pela planície fértil de Mesoreia.
Chipre foi desde tempos remotos uma zona de passagem entre a Europa, a Ásia e África, existindo ainda hoje inúmeros vestígios de sucessivas civilizações (villas e teatros romanos, igrejas e mosteiros bizantinos, castelos do tempo dos cruzados e testemunhos de habitats pré-históricos).
As principais actividades económicas da ilha são o turismo, a exportação de vestuário e de artesanato e a marinha mercante. Bordados, cerâmica e trabalhos em cobre são as principais especialidades do artesanato tradicional.
As especialidades gastronómicas locais são os tradicionais mezze , uma série de petiscos servidos como prato principal, o queijo halloumi e a aguardente zivania .
Após a ocupação da parte norte da ilha pela Turquia em 1974, as comunidades cipriotas grega e turca ficaram separadas pela denominada Linha Verde.
Chipre é também conhecida como a Ilha de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, que, segundo reza a lenda, aí terá nascido.
No domínio da cultura, destacam-se, na literatura moderna, o poeta e escritor Costas Montis e o escritor Demetris Th. Gotsis e, na música, os compositores Evagoras Karageorgis e Marios Tokas.

Bulgária

BulgáriaBulgária

Ano de adesão à União Europeia: 2007
Sistema político: República
Capital: Sófia
Superfície: 111 000 km²
População: 7,7 milhões de habitantes
Moeda: lev
Ouça a língua oficial da UE falada no país: Búlgaro
BulgáriaDetalhes do mapa - clicar no mapa
Situada no coração dos Balcãs, a Bulgária possui uma grande diversidade de paisagens, predominando, a norte, as vastas planícies das margens do Danúbio e, a sul, as montanhas e planaltos. A leste, a costa do Mar Negro atrai turistas durante o ano inteiro.
Fundada em 681, a Bulgária é um dos mais antigos Estados da Europa, sendo a sua história marcada pela sua situação geográfica na confluência da Europa com a Ásia. Cerca de 85% da população é constituída por cristãos ortodoxos e 13% por muçulmanos. A população de origem turca representa 10% e a de origem romanichel 3%. De igual modo, a cozinha tradicional búlgara é uma mistura de influências do ocidente e do oriente. Os pratos típicos são à base de iogurte que, segundo a crença popular, assegura longevidade a quem o consome regularmente.
A Assembleia Nacional da Bulgária (parlamento unicamaral) é composta por 240 membros eleitos por um mandato de quatro anos.
As principais exportações da Bulgária são constituídas por produtos industriais leves, produtos alimentares e vinhos, competindo com êxito nos mercados europeus.
A Bulgária é conhecida pela sua música popular, tendo mesmo sido gravada uma canção pela Voyager Golden Record que foi depois enviada para o espaço pela NASA. Entre os búlgaros mais célebres destacam-se a filósofa Julia Kristeva, Elias Canetti, Prémio Nobel da Literatura, em 1981, e o escultor Christo Javachev (“Christo”) o criador de muitas esculturas de exterior pouco ortodoxas.

Bélgica

BélgicaBélgica

Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952)
Sistema político: Monarquia constitucional
Capital: Bruxelas
Superfície total: 30 528 km²
População: 10,7 milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça uma das línguas oficiais da UE faladas no país: alemão , francês , neerlandês
BélgicaDetalhes do mapa - clicar no mapa
A Bélgica é um Estado federal dividido em três regiões: a Flandres a norte, onde se fala flamengo (neerlandês), a Valónia a sul, onde se fala francês, e Bruxelas, capital bilingue, onde o francês e o neerlandês são línguas oficiais. A leste, existe ainda uma pequena comunidade germanófona com cerca de 70 000 habitantes.
A paisagem belga é muito variada: planícies ao longo dos 67 quilómetros de costa do Mar do Norte, um planalto na parte central do país e colinas onduladas e florestas na região das Ardenas, a sudeste.
Bruxelas é sede de várias organizações internacionais, nomeadamente da maioria das instituições europeias e da NATO.
Independente desde 1830, a Bélgica é uma monarquia constitucional. O Parlamento bicameral é composto pela Câmara dos Representantes, cujos deputados são eleitos por um mandato de quatro anos, e pelo Senado ou Câmara Alta, cujos membros são eleitos ou designados por cooptação. Dadas as suas características políticas, a Bélgica é geralmente dirigida por governos de coligação.
Entre os belgas mais conhecidos contam-se Georges Rémi (mais conhecido como Hergé), o criador do herói de banda desenhada Tintim, os escritores Georges Simenon e Hugo Claus, o compositor e cantor Jacques Brel e o ciclista Eddy Merckx. Os pintores James Ensor, Paul Delvaux e René Magritte são os modernos sucessores de Rubens e de outros mestres flamengos do passado.
A Bélgica é famosa pelos seus chocolates, que são apreciados no mundo inteiro. O prato favorito dos belgas são os mexilhões com batatas fritas, as quais, de acordo com a lenda, seriam uma invenção belga. O país também produz mais de 1000 marcas de cerveja.

Áustria

ÁustriaÁustria

Ano de adesão à União Europeia: 1995
Sistema político: República Federal
Capital: Viena
Superfície total: 83870 km²
População: 8,3 milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça a língua oficial da UE falada no país: alemão
ÁustriaDetalhes do mapa - clicar no mapa
Os Alpes dominam a parte ocidental e meridional da Áustria, enquanto as províncias orientais, bem como a capital, Viena, se situam na bacia do Danúbio.
Até ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Áustria foi o centro de um vasto império que dominou grande parte da Europa Central durante vários séculos. O país é hoje uma República Federal constituída por nove Estados federados.
Viena é sede de várias organizações internacionais, nomeadamente o Secretariado da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, a Agência Internacional da Energia Atómica e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
O Parlamento austríaco tem duas câmaras: o Conselho Nacional Nationalrat) , constituído por 183 membros eleitos por sufrágio directo, por um mandato de quatro anos, e o Conselho Federal (Bundesrat), a Câmara Alta, constituído por 62 membros que representam os diferentes Estados federados e cujo mandato é de cinco anos.
O património cultural da Áustria é muito rico. Wolfgang Amadeus Mozart ocupa um lugar à parte como compositor, enquanto Franz Schubert desfruta também de grande popularidade. No domínio da filosofia e das ideias, destacam-se Sigmund Freud, cuja obra continua a suscitar alguma controvérsia, e Ludwig Wittgenstein, uma das figuras mais influentes do pensamento do século XX. No campo das artes plásticas, a pintura de Gustav Klimt, de finais do século XIX, é admirada em todo o mundo.
A economia austríaca tem simultaneamente uma forte componente industrial e agrícola, sendo o turismo igualmente uma importante fonte de rendimento.
As especialidades culinárias austríacas como o Wiener Schnitzel e o Apfelstrudel tornaram-se pratos internacionalmente tão conhecidos que dispensam qualquer explicação.