quinta-feira, 1 de março de 2012

Bélgica

BélgicaBélgica

Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952)
Sistema político: Monarquia constitucional
Capital: Bruxelas
Superfície total: 30 528 km²
População: 10,7 milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça uma das línguas oficiais da UE faladas no país: alemão , francês , neerlandês
BélgicaDetalhes do mapa - clicar no mapa
A Bélgica é um Estado federal dividido em três regiões: a Flandres a norte, onde se fala flamengo (neerlandês), a Valónia a sul, onde se fala francês, e Bruxelas, capital bilingue, onde o francês e o neerlandês são línguas oficiais. A leste, existe ainda uma pequena comunidade germanófona com cerca de 70 000 habitantes.
A paisagem belga é muito variada: planícies ao longo dos 67 quilómetros de costa do Mar do Norte, um planalto na parte central do país e colinas onduladas e florestas na região das Ardenas, a sudeste.
Bruxelas é sede de várias organizações internacionais, nomeadamente da maioria das instituições europeias e da NATO.
Independente desde 1830, a Bélgica é uma monarquia constitucional. O Parlamento bicameral é composto pela Câmara dos Representantes, cujos deputados são eleitos por um mandato de quatro anos, e pelo Senado ou Câmara Alta, cujos membros são eleitos ou designados por cooptação. Dadas as suas características políticas, a Bélgica é geralmente dirigida por governos de coligação.
Entre os belgas mais conhecidos contam-se Georges Rémi (mais conhecido como Hergé), o criador do herói de banda desenhada Tintim, os escritores Georges Simenon e Hugo Claus, o compositor e cantor Jacques Brel e o ciclista Eddy Merckx. Os pintores James Ensor, Paul Delvaux e René Magritte são os modernos sucessores de Rubens e de outros mestres flamengos do passado.
A Bélgica é famosa pelos seus chocolates, que são apreciados no mundo inteiro. O prato favorito dos belgas são os mexilhões com batatas fritas, as quais, de acordo com a lenda, seriam uma invenção belga. O país também produz mais de 1000 marcas de cerveja.

Sem comentários:

Enviar um comentário