quinta-feira, 1 de março de 2012

Finlândia

FinlândiaFinlândia

Ano de adesão à União Europeia: 1995
Sistema político: República
Capital: Helsínquia
Superfície total: 338 000 km²
População: 5,3 milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça uma das línguas oficiais da UE faladas no país: finlandês , sueco
FinlândiaDetalhes do mapa - clicar no mapa
A Finlândia, um país de florestas e lagos, é provavelmente mais conhecida pela sua beleza natural, bem preservada. No extremo setentrional do país, no Verão, o sol não se põe durante quase dez semanas, são as chamadas "noites brancas". Por sua vez, durante o Inverno, passam-se quase oito semanas sem que o sol se vislumbre no horizonte.
Devido ao facto de a Finlândia ter feito parte da Suécia durante sete séculos (do século XII até 1809), cerca de 6% da população fala sueco. A Finlândia tornou-se independente após a Revolução Russa de 1917, ano em que foi instaurada a República. O Parlamento finlandês, unicameral, é constituído por 200 deputados eleitos por um mandato de quatro anos.
A economia finlandesa é moderna e competitiva, sendo o país líder mundial no sector das telecomunicações. As suas principais exportações incluem, para além de produtos do sector das telecomunicações, produtos do sector da metalomecânica, papel, pasta de papel e madeira, artefactos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.
A beleza dos territórios longínquos do norte deste país inspirou muitos artistas, nomeadamente o compositor Jean Sibelius e o arquitecto Alvar Aalto. A Finlândia é também o país de vários desportistas de renome, como é o caso dos corredores de Fórmula 1 Mika Häkkinen e Kimi Räikkönen.
A cozinha finlandesa foi influenciada pelas tradições culinárias europeia, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente salmão) e de carne de rena. Vale a pena provar o karjalanpiirakka (um pastel à base de batata ou arroz), e o kalakukko (espécie de empada de peixe com pedaços de toucinho).

Sem comentários:

Enviar um comentário